segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Germinação

Pelo que pesquisei, uma forma simples de germinar é utilizar a espuma fenólica. Já vem com os furos, às vezes a semente é tão pequena que é bom você mesmo fazer um furo com uma pinça.



A espuma deve ser molhada e já com a semente deixo em um lugar mais ou mais quente. Acima da geladeira ou do filtro. Algumas vão germinar de forma mais demorada, como é o caso do maracujá. Na verdade, demora uma  ou duas semanas. É só ter paciência. Depois que germina, cresce até rápido. Um pouco de água todos  os dias.
O próximo passo é colocar em uma sementeira adaptada. Essas sementeiras são para cultivo com terra. Fiz um buraco maior no fundo com a tesoura para poder encaixar a espuma fenólica com as plantas. Cortei também um papelão para servir de suporte à sementeira. Depois um pote de sorvete com a solução nutritiva.




    Nesse estágio já deixo as plantas na varanda e o sol faz com que elas cresçam muito rápido. As raízes logo se desenvolvem.
    Além da sementeira dá pra improvisar de outras formas. Reciclei uns potinhos de café expresso. Funcionou muito bem, pois a parte em que fica o pó do café é praticamente do tamanho necessário para  a espuma fenólica.


Antes faça um furo em uma tampa de caixa de sapato ou placa de isopor.




Já crescida, retiro daí e o ideal é já inserir em um pote específico para hidroponia. São chamados de net pot.                        


Você pode improvisar com um copo de plástico comum. É só fazer um furo embaixo. Ou então improvisar com uma garrafa de soro.

Cortar para formar um copo.



Utilizar a parte de cima de cabeça para baixo.
 Onde encaixa a planta . E, claro, colocar a solução nutritiva no copo.                                    

Um comentário:

  1. Pretendo começar hoje a plantar dessa forma, hidroponia. Valeu por suas informações. Atualize sua horta no blog, quero ver como está. Valeu

    ResponderExcluir