sábado, 27 de agosto de 2016

Cultivar...

Olá, há tempos penso em cultivar umas plantinhas no meu apartamento. Minha primeira tentativa não foi boa por um simples fato: poucas horas de sol. Depois que me mudei para um apartamento com uma boa sacada que ouso chamar de varanda, me aventurei  e descobri a hidroponia.  Aqui vou dividir essa descoberta e, quem sabe , instigar alguém a curtir experiência parecida. 
Sempre fiquei curioso em saber como as plantas poderiam ser cultivadas sem terra. Só o nome hidroponia me fisgava. Um dia vi o filme Adaptação onde aparece uma mega plantação hidropônica, fiquei encantado com a tecnologia e o resultado. Depois de muito tempo, resolvi dar asas a esse desejo.
Vi diversos vídeos de como fazer uma horta hidropônica. Na empolgação  fiz o dever de casa: tubos de pvc, furadeira com serra copo, bomba de aquário, solução nutritiva, etc... Dá um trabalhinho sim, mas é  parte do processo. Foi demorado cortar os tubos e encapá-los com a fita metálica. O  tempo gasto faz o produto ter seu valor.
A falta de espaço me fez pensar em uma solucão pouco convencional. Resolvi deixar os canos suspensos por meio de fios. Minha esposa quando viu o resultado, não hesitou em dizer: CRAZY!


CANOS SUSPENSOS (17/06/2016)
E aí, ela teve razão?

Talvez sim. Hoje percebo problemas com esse modelo, mas funciona. Então, por enquanto deixa ele aí...
O mais legal foi ter o auxílio luxoso do meu filho de 04 anos.



Já com algumas mudinhas.(18/06/2016)


Couve, brócolis, manjericão, rúcula.


 


Crescimento acelerado na Hidroponia. 

Utilizei alguns copos de plásticos enquanto os net pot não chegavam. Algumas plantas são mais tranquilas de germinar e crescer, enquanto que outras são bem mais complicadas e acabam nem germinando. Tive facilidade com manjericão (alfavaca), tomate e pepino em conserva. Já a rúcula, alface, agrião, tô patinando.



Bom, mas o que eu vi é que a hidroponia pode ser feita de maneira bem mais simples do que essa geringonça toda que eu montei. Foi muito bom ter feito isso, mas na verdade mesmo, você pode cultivar de forma bem mais fácil. É a hidroponia passiva. Um simples pote com a solução hidropônica e pronto. Talvez esse seja o grande barato da hidroponia. Sem complicação a planta cresce em uma solucão que de tempos em tempos você renova.



Muda de Maracujá sendo cultivada num pote de Toddy devidamente "encapado" com fita metálica.



 Esse tomateiro cresceu no mesmo processo da hidroponia passiva, sendo que ele está num copo que se apoia em uma placa de isopor. 




Dentro do copo umas pedras de argila expandida para ajudar a fixar a planta. Fiz um furo embaixo do copo e por ali as raízes se desenvolvem. É muito fácil cultivar tomates assim. Dá pra fazer inclusive em garrafa pet ou caixa de leite.






Aproveitei a tela e uns ganchos que tinham na parede. Fiz um trançado com arame galvanizado e coloquei os tomateiros para cima. Pretendo fazer o mesmo com o maracujá do outro lado da varanda, mas ainda aguardo o crescimento. Falando em maracujá, disparado é a folha mais bonita, parece que passaram resina...

Tudo muito improvisado, mas dando certo.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário